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Alimentação e Fortalecimento do Sistema Imunológico

Todos os dias o organismo da maioria das pessoas enfrenta uma batalha contra vários ataques como: stress, poluição, agrotóxicos, excesso de atividades físicas, contato como grandes cargas de vírus, bactérias, e em contrapartida, o corpo tenta reagir fortemente para se proteger.

Neste meio, um dos sistemas mais requisitados é o imunológico. Porém, dependendo da individualidade, da sobrecarga e do tempo exposto a estes fatores de risco, poderá haver um enfraquecimento do mesmo. Nosso sistema imunológico funciona como um exército, no qual os soldados que são os anticorpos e os radicais livres terão forças ou não de contra-ataque, dependendo das condições individuais, nutricionais e ambientais. A melhor maneira de se amar é enriquecer a alimentação com alimentos que além de nos nutrir, também tenham propriedades funcionais que estimulem nosso sistema de defesa, ou seja, apostar em alimentos ricos em substâncias chamadas de antioxidantes que combatem prontamente o aumento de radicais livres nestas situações de ataques.

De Onde Recrutar Este Exército De Antioxidantes?
Da sua própria geladeira! Os alimentos são as principais fontes de antioxidantes. Veja abaixo onde encontrar os principais tipos:

VITAMINA C: Frutas cítricas e vegetais escuros como laranja, limão, acerola, kiwi, couve e brócolis.
VITAMINA A: Abóbora, cenoura, manga, brócolis, fígado, damasco e batata doce.
VITAMINA E: Germe de trigo, óleo de soja, arroz, milho, nozes e gema de ovo.
VITAMINA D: Manteiga, óleos vegetais (girassol, milho, canola) e gema de ovo.

SELÊNIO: Castanha do Pará.
ZINCO: Carnes peixes, cereais integrais, feijões e nozes.
BIOFLAVONOIDES: Frutas cítricas, vermelhas e vegetais verdes escuros, uvas, limão e espinafre.
LICOPENO: Frutas e legumes vermelhos, tomate, goiaba vermelha e caqui.
ISOFLAVONAS: Soja e Derivados.
CATEQUINAS: Chá verde.

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